Nosso endereço:

Rua Ferreira Lima, 82
Centro, Florianópolis - SC
(48) 3212-0938
E-mail: debec@sme.pmf.sc.gov.br

25 julho 2017

APRESENTAMOS O PROJETO: "CLUBE DA LEITURA: A GENTE CATARINENSE EM FOCO".

            O Clube da leitura: a gente catarinense em foco é um projeto que foi idealizado em 2009 e tem o objetivo de formar leitores e mediadores de leitura, a partir da criação de clubes, ou melhor, pontos de compartilhamento de experiências de leitura, como forma de incentivar o desenvolvimento do gosto pelo ato de ler, ampliar o repertório de leitura e promover o acesso ao “mundo” da leitura e à produção literária infantil e juvenil de escritores catarinense.
          
             A metodologia adotada comporta cinco etapas de trabalho. Tudo começa com a investigação e composição do acervo, paralelamente aos primeiros contatos com escritores(as) catarinenses, passa pela etapa de adesões, seguida por um período de formação dos(as) profissionais inscritos(as). 

Nesse ínterim, dá-se a escolha da obra pelos(as) participantes. Depois, cada professor(a) ou bibliotecário(a) participante realiza, com os(as) alunos(as) atividades relacionadas à obra escolhida, a partir da leitura dela. Enquanto isso, os(as) autores(as) são consultados(as) sobre a disponibilidade de agenda para um encontro com os estudantes na escola, e estes sobre as curiosidades que têm sobre obra e autor(a).
Em seguida, o(a) escritor(a) visita a escola. Cada encontro é único, ou seja, alguns se traduzem em uma entrevista, outros em homenagem, outros ainda em conversas e até oficinas. Tudo depende do grupo e do perfil do (a) escritor (a). 
Por fim, há um encontro final entre participantes, com o propósito de avaliar os encaminhamentos  do projeto e socializar as experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário