Nosso endereço:

Rua Ferreira Lima, 82
Centro, Florianópolis - SC
(48) 3212-0938
E-mail: debec@sme.pmf.sc.gov.br

25 julho 2017

APRESENTAMOS O PROJETO: "VIAJANDO COM E NAS PALAVRAS" - FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

   Por acreditarmos  na Importância da Pártica Pedagógica com a leitura como forma de arte e fonte de cultura, o departamento de biblioteca vem implantar um projeto de leitura e contação de história, na qual as unidades educativas da rede municipal fazem parte deste processo.
   O projeto tem como objetivos: 


  • Possibilitar uma ação dinamizadora de leitura e contação de história às unidades educativas que promovam experiências significativas, que busque oportunizar o desenvolvimento da estética, das sensações de fantasias, imitações, aventuras, fruição do texto literário e criatividade;
  • Planejar os momentos de contação e leitura de histórias, utilizando as várias linguagens e formas literárias. 
  • Propiciar momentos de interação, na contação e leitura de história na biblioteca central para as unidades educativas, apresentando a importancia e possibilidades de literatura;
  • Promover momentos literários nas Unidades Educativas para dinamizar as bibliotecas e/ou espaços literários de cada instituição.

Metodologia:
O projeto contemplará todas as instituições da educação básica, com o propósito de desenvolver um trabalho de contação de histórias e leitura de várias literaturas, vários gêneros e linguagens literárias com as unidades educativas. O Departamento de Bibliotecas organizará um espaço na biblioteca para que as unidades educativas possam conhecer o acervo, escutar histórias e leituras de diversas narrativas, promovendo as crianças e adolescentes momentos de expressividade corporal e ampliação do repertório lingüístico, literário e cultural.
Paralelo a esse trabalho o Departamento também estará presente nas unidades educativas com momentos literários para dinamizar as bibliotecas e/ou espaços literários de cada instituição.
Como principal critério para participar destes momentos a unidade educativa precisará se agendar com antecedência.
Para realizar esse trabalho será necessário fazer num primeiro momento contato com as Unidades Educativas da RME e instituições educativas conveniadas do Município de Florianópolis visando apresentar os objetivos do projeto.
Portanto, o que se propõe aqui é trabalhar com os vários gêneros e a  linguagem literária nas Unidades Educativas durante o período do ano de 2017.  Fica responsável para desenvolver esse projeto com as instituições, o Departamento de Bibliotecas Escolares e Comunitárias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário